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sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Como diminuir a ANSIEDADE

O Fim de Ano tá chegando... é pendências no trabalho, compras de Natal, presentinhos, confraternizações. Você fica ansiosa, preocupada, inquieta...
Pensando nisso, aqui vai algumas dicas de como diminuir essa ANSIEDADE:

1. RECONHEÇA A CRISE


É preciso reconhecer a crise e aceitar que precisa de um tempo, orienta um especialista. Pois, ao reconhecer o estresse e a crise de ansiedade, torna-se possível refletir sobre a situação e reorganizar o dia a dia.

2. MEXA-SE

Realize exercícios físicos diariamente, de acordo com a especialista, exercícios aumentam a oxigenação no cérebro, protegem o sistema nervoso e liberam endorfina, o que ajuda a regular o humor. Praticar esportes tira a tensão dos pensamentos, já que seu corpo é o foco no momento.

3. CONTROLAR OS GASTOS

As compras só aliviam a tensão momentaneamente. Então, evite fazer compras descontroladas, pois irá ira aumentar ainda mais sua preocupação.

4. PEÇA AJUDA

Não se responsabilize com tudo, evite o acúmulo de tarefas para si. Veja o que realmente depende realmente apenas de você, e o resto, distribua com outras pessoas envolvidas. Assim você não ficará muito sobrecarregada, o nível de stress diminui e a vida fica mais leve.

5. EVITE ESTIMULANTES

Café, álcool e cigarros possuem componentes que estimulam o organismo e o sistema nervoso, podendo causar insônia e agitação. Tome bebidas como chás de camomila, erva-cidreira e erva-doce, eles contêm substâncias sedativas suaves com efeitos calmantes que ajudam você a relaxar.

6. DIMINUA AS EXPECTATIVAS

Pessoas ansiosas tendem a serem muito exigentes com os outros e com ela mesma, e temem o fracasso. Aceitar a falta de controle e a possibilidade de perder é essencial para driblar a insegurança, é importante fazer uso da frase: "o que tiver que ser será".

7. TENHA UM TEMPO SÓ PARA VOCÊ

Tirar uma hora do dia para coisas simples que sejam relaxantes e boas para você. Ler um livro, caminhar ou meditar faz bem ao corpo e às emoções. Não espere as férias ou finais de semana para fazê-lo, daí pode ser tarde.

8. FECHE A BOCA

É  normal quando uma pessoa está muito ansiosa descontar tudo na comida. Esse é um modo de compensar e se satisfazer. Cuidar da sua alimentação irá ajudá-la no seu bem-estar.

9. NÃO DEIXE TUDO PARA A ÚLTIMA HORA

Muitas pessoas tem mania de deixar compromissos para serem feitos em última hora. Isso deixa você mais tensa e interfere no equilíbrio de seu organismo. Planeje seus horários, prevendo imprevistos, veja o que já pode ser feito ou adiantado, tudo com antecedência. Assim, tudo será mais tranquilo...

10. PENSE POSITIVO

É necessário analisar sua situação e os acontecimentos e pensar se existe realmente motivo para tanta preocupação ou se você está exagerando. Evite visões distorcidas da realidade e pensamentos catastróficos alimentam a ansiedade.

11. COLOQUE O SONO EM DIA

Agende 20 minutos de seu dia para descansar a mente e o copo, e tenha horários fixos para dormir e acordar, essas atividades ajudam a driblar a insônia e a ansiedade. Atenção, pois quem dorme mal fica suscetível a ter desequilíbrios emocionais por causa do cansaço mental e corporal, e de sua indisposição.

12. TENHA UMA AGENDA

Planejar e organizar seus horários são eficientes para evitar o stress e imprevistos. procure deixar as tarefas mais urgentes no topo da lista, para que você tenha prioridade, se não tudo será urgente e você ficará ainda mais ansiosa e preocupada.

13. CUIDE DA SUA APARÊNCIA

Estar bem com você mesma aumenta sua auto-estima e você fica mais confiante. Não fique insegura e nem descontente com sua aparência, isso só piora a situação